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Em certos casos, como, por exemplo, os rendimentos de emprego provenientes de empregadores não romenos, os retornos fiscais são devidos mensalmente até o dia 25 de cada mês do mês anterior. Qual é o fim do ano fiscal Quais são os requisitos de conformidade para as declarações fiscais na Romênia Os residentes e os empregados romenos não residentes são obrigados a reter o imposto na fonte sobre os salários pagos aos empregados em sua folha de pagamento e a pagar esse imposto para o governo da Romênia em uma Base mensal. No entanto, no caso de atribuições, o empregador romeno não tem mais a obrigação de reter e pagar o imposto de renda romeno devido ao governo romeno, desde que o indivíduo seja designado para um país com o qual a Romênia concluiu uma TDT e o indivíduo está presente Nesse país por um período superior ao período mencionado na TDT. Note-se que, embora não seja pago qualquer imposto de renda na Romênia durante o ano, no final do ano deve ser feita uma regularização do imposto de renda e é obrigação dos indivíduos apresentar uma declaração de imposto anual a este respeito. Os residentes na Romênia (exceto para indivíduos não romenos que se qualificam para a isenção de regras de um ano) que derivam rendimentos de renda em moeda estrangeira, renda de trabalho independente, ganhos de capital de venda de títulos ou renda de direitos de propriedade intelectual devem apresentar uma declaração de imposto anual por 25 de maio de cada ano para o ano anterior. Os indivíduos que recebem remuneração tributável de uma folha de pagamento não romena são tributados desde o momento da sua chegada à Romênia, independentemente da duração da cessão na Romênia, a menos que possam reclamar proteção nos termos do tratado fiscal relevante. Em termos de segurança social, as contribuições para a segurança social devem ser devidas na Romênia, é a obrigação dos empregadores calcular, reter e pagar as contribuições sociais da Romênia. A este respeito, o empregador não romeno deve se inscrever na Romênia para fins de segurança social. Alternativamente, o indivíduo pode assumir a responsabilidade de declarar e pagar as contribuições da segurança social da Roménia, com base em um acordo celebrado com o empregador a este respeito. Uma declaração informativa deve ser arquivada pela empresa romena onde o indivíduo realiza atividades na Romênia dentro de 15 dias desde o início de sua atividade. O empregador não-romeno também tem a obrigação de apresentar um formulário informativo com as Autoridades Trabalhistas na Roménia, o mais tardar no primeiro dia da atividade na Romênia. Quais são as taxas de imposto de renda atual para residentes e não residentes na Romênia Regras de residência Para efeitos de tributação, como é definido como residente da Romênia. Um indivíduo é considerado residente de imposto romeno, se houver, pelo menos, um dos seguintes Condições: o indivíduo tem seu domicílio na Romênia, o indivíduo tem seu centro de interesses vitais na Romênia, o indivíduo está presente na Romênia por um período (períodos) superior a 183 dias durante um período de 12 meses, terminando durante o ano civil correspondente. Existem exceções a esta regra para os cidadãos romenos que trabalham fora da Romênia como funcionários do governo romeno, que permanecem residentes de impostos da Romênia, independentemente de atender ou não às condições acima mencionadas, bem como para cidadãos não romenos que trabalham na Romênia como funcionários De governos estrangeiros, que não são tratados como residentes de impostos romenos, independentemente de atender ou não às condições acima mencionadas. Além disso, os cidadãos não romenos são passíveis de imposto romeno apenas no seu rendimento de fonte romena durante o seu primeiro ano em que cumprem as condições de residência, mas, se ainda satisfizerem as condições durante o segundo ano, serão sujeitos a rendimentos romenos Imposto sobre a sua renda mundial a partir deste segundo ano (a menos que eles possam fornecer um certificado de residência fiscal de um país com o qual a Romênia concluiu um tratado para evitar a dupla tributação). A Romênia possui uma extensa rede de tratados de dupla tributação que determinam as circunstâncias em que indivíduos não-romenos são tratados como residentes de impostos romenos. Se um indivíduo pode demonstrar que, durante sua atribuição à Romênia, heshe continua a ser um residente de imposto de outro estado com o qual a Romênia concluiu um tratado tributário, então prevalecerão as disposições do tratado. Todos os indivíduos que passam mais de 183 dias na Romênia dentro de um período de doze meses que termina no ano fiscal em causa, devem enviar um Questionário especial, juntamente com a documentação relevante, o mais tardar 30 dias após o final do período de 183 dias. No prazo de 30 dias após a apresentação deste formulário, as autoridades fiscais notificarão o indivíduo sobre se ele tem responsabilidade fiscal total na Romênia ou se ele é tributável apenas sobre os rendimentos derivados da Romênia. Existe um período de mínimo de dias quando se trata de início e data de encerramento da residência Por exemplo, um contribuinte não pode voltar ao país anfitrião por mais de 10 dias após a cessação da tarefa e repatriar. Veja as regras de residência acima. E se o cessionário entrar no país antes do início da tarefa. Uma responsabilidade tributária romena pode ocorrer mesmo durante períodos antes da atribuição se a pessoa estiver trabalhando na Romênia. O período gasto no país antes da cessão também é levado em consideração para determinar o limite de presença de 183 dias na Romênia. Cessação da residência Existem requisitos de conformidade fiscal ao sair da Roménia. Após a rescisão da residência na Roménia, um indivíduo deve notificar as autoridades fiscais. Um questionário precisa ser arquivado com as autoridades pelo menos 30 dias antes de sair do país. No prazo de 15 dias após a submissão, as autoridades fiscais notificarão o indivíduo se ele permanecerá totalmente tributável na Romênia e também se ele será mantido removido dos registros fiscais. Além disso, a empresa romena onde o indivíduo realiza atividades na Romênia deve apresentar uma declaração informativa no final da tarefa dos indivíduos, no prazo de 15 dias a partir do final da atividade individual na Romênia. E se o cessionário voltar para uma viagem após a residência ter terminado. Qualquer momento gasto na Romênia é levado em consideração na determinação do limite de presença de 183 dias na Romênia, independentemente de a pessoa estar ou não em uma atribuição formal à Romênia. Se a pessoa realizar o trabalho na Romênia, a pessoa poderá estar sujeita a imposto na Romênia. Comunicação entre as autoridades de imigração e tributação As autoridades de imigração na Roménia fornecem informações às autoridades fiscais locais sobre quando uma pessoa entra ou sai da Roménia Nota que, atualmente, as autoridades de imigração da Romênia emitem um número pessoal para cada nacional não-romeno que solicita um certificado de registro Ou autorização de residência, e o mesmo número também é usado para fins fiscais, como um número de imposto pessoal do indivíduo. Atualmente, não há uma transferência automática de informações entre as autoridades de imigração e fiscais. No entanto, as autoridades fiscais podem solicitar informações às autoridades de imigração para determinar o número de dias que uma pessoa passou na Romênia. Requisitos de arquivamento Um cessionário terá um requisito de arquivamento no país anfitrião depois de deixar o país e repatriar. Um requisito de apresentação pode ocorrer se a pessoa deriva renda de origem romena ou se a pessoa se qualificar como residente de imposto romeno e deriva renda que é tributável em Romênia. Abordagem econômica do empregador As autoridades tributárias na Romênia adotam a abordagem econômica do empregador 1 para interpretar o Artigo 15 do tratado da OCDE Se não, as autoridades fiscais da Romênia consideram a adoção desta interpretação do empregador econômico no futuro. Não há muita prática de No entanto, as autoridades fiscais que aplicam o conceito econômico do empregador, a legislação vigente em vigor permite que as autoridades fiscais usem o conceito. De menor número de dias Há um número mínimo de dias 2 antes que as autoridades fiscais locais apliquem a abordagem do empregador econômico Se sim, qual é o número mínimo de dias Tipos de compensação tributável Quais categorias estão sujeitas ao imposto de renda em situações gerais Em regra, todos os tipos de remunerações e benefícios recebidos por um empregado por trabalho realizado são considerados tributáveis, independentemente de onde for pago ou recebido, a menos que estejam especificamente isentos de acordo com a legislação tributária romena. Os itens típicos de um pacote de compensação de expatriados estabelecidos abaixo são totalmente tributáveis, a menos que seja indicado de outra forma: subsídios de custo de vida subsídios de prémio para trabalho na Romênia benefícios em dinheiro e em espécie. Provisão isenta de impostos Existem quaisquer áreas de renda isentas de tributação na Romênia Se assim for, forneça uma definição geral dessas áreas. O rendimento exento inclui o seguinte (no entanto, certas condições devem ser cumpridas): renda de emprego derivada de empregadores não romenos em relação a trabalho realizado fora da Romênia, a menos que esse rendimento seja pago por um empregador romeno ou seja por conta dos empregadores por seus empregados Durante viagens de negócios na Romênia ou no exterior, incluindo os custos diários (dentro de certos limites), viagens e habitação, se pudermos demonstrar que são subsídios de deslocamento relacionados com negócios que cobrem as despesas de deslocação do cessionário expatriado e de sua família, como Bem como o transporte dos bens domésticos para o local de sua concessão de empréstimos reembolsáveis ​​concedidos a empregados sem juros ou com juros inferiores à taxa de juros do mercado não dão origem a benefícios tributáveis ​​ao nível dos empregados contribuições dos empregadores para a pensão voluntária qualificada Fundos, até 400 euros por ano. Concessões de expatriados Existem concessões feitas para expatriados na Roménia. As pessoas não romenas são passíveis de imposto romeno apenas no seu rendimento de fonte romena durante o seu primeiro ano de presença na Roménia, mesmo que satisfaçam as condições previstas na legislação nacional para serem tratadas como impostos romenos moradores. No entanto, a partir do segundo ano de presença na Roménia, desde que os indivíduos preencham as condições de residência, seriam responsáveis ​​pelo imposto de renda romeno sobre a renda mundial. Salário ganho de trabalhar no estrangeiro O salário obtido de trabalhar no exterior tributado na Roménia Em caso afirmativo, como a remuneração obtida pelos residentes de impostos romenos para o trabalho realizado fora da Roménia não é tributável na Romênia, desde que a remuneração não seja paga pelo residente romeno ou em seu nome O empregador e a remuneração não são suportados por um estabelecimento permanente na Roménia do empregador não romeno. O rendimento de emprego obtido de trabalhar no estrangeiro por indivíduos não residentes na Roménia não é tributável na Roménia, a menos que se refira ao trabalho realizado na Roménia. Tributação de rendimentos de investimento e ganhos de capital As receitas de investimentos e os ganhos de capital são tributados na Roménia Em caso afirmativo, como os sujeitos residentes são sujeitos a impostos sobre a renda do investimento e os ganhos de capital. Veja abaixo informações detalhadas sobre taxas de imposto aplicáveis ​​em vários tipos de renda. Os indivíduos não residentes também estão sujeitos à retenção na fonte sobre a renda do investimento, desde que esses rendimentos se classifiquem como rendimentos da fonte romena. As taxas de imposto aplicáveis ​​aos rendimentos obtidos por pessoas não residentes são semelhantes às taxas de impostos aplicáveis ​​aos residentes. Os indivíduos que são residentes fiscais de países que concluíram tratados fiscais com a Romênia podem potencialmente obter alívio de tratados para reduzir esses impostos. Dividendos, juros e rendas de renda Geralmente, os juros e os dividendos estão sujeitos a uma taxa de imposto de 16%. As pessoas residentes na Romênia que pagam juros ou dividendos a pessoas físicas (residentes ou não residentes) têm a obrigação de reter o imposto. Como regra geral, os ganhos de capital provenientes da venda de ações estão sujeitos a uma taxa de imposto de 16%. O rendimento do aluguel está sujeito a uma taxa de imposto fixa de 16% no entanto, uma dedução nocional de 25% está disponível. Ganhos de exercícios de opção de estoque De acordo com a legislação tributária vigente da Romênia, os empregados que obtêm renda de planos de opções de ações qualificados como tal de acordo com a lei romena, não são passíveis de imposto no momento da concessão ou no momento do exercício das opções. Após a venda de ações subjacentes, os indivíduos obtêm ganhos de capital sujeitos a imposto de ganho de capital. O lucro tributável é determinado como a diferença entre o produto da venda e o preço do exercício, menos as taxas dos corretores. Ganhos e perdas cambiais O lucro proveniente de transações de taxas de juros de câmbio (como swap de taxa de câmbio e taxa de juros e opções) está sujeito a uma taxa de imposto de 16%. As perdas de tais transações podem ser compensadas com ganhos similares. Principais ganhos e perdas de residência A receita de venda de imóveis é sujeita a taxas de imposto regressivas entre 3% ou 1% (os custos não podem ser deduzidos). A taxa aplicável depende do valor da propriedade e se o imóvel é mantido por menos ou mais de três anos. Perdas de capital As perdas de capital decorrentes da venda de ações em empresas listadas podem ser deduzidas de ganhos similares. As perdas de capital anuais podem ser transferidas para os 7 anos seguintes, desde que seja devidamente declarada. Itens de uso pessoal Os ganhos de capital na venda de pertences pessoais não são tributáveis, exceto os rendimentos provenientes da venda de imóveis, embora certas isenções possam estar disponíveis. Os presentes não estão sujeitos a impostos. Além disso, os presentes que consistem em propriedades imobiliárias podem estar sujeitos a impostos, a menos que o presente seja entre parentes até o terceiro grau ou entre os cônjuges. Problemas adicionais de impostos sobre ganhos de capital (CGT) e exceções Existem problemas de imposto sobre ganhos de capital adicionais (CGT) na Romênia Se for o caso, por favor, discuta Existem exceções de impostos sobre ganhos de capital na Romênia Se assim for, por favor, discuta Não há imposto devido após a transferência de propriedade sobre Propriedades imobiliárias em virtude de leis especiais de restituição, presentes entre parentes ou herança se o procedimento de herança for finalizado dentro de dois anos a partir da morte do antecessor. Se o procedimento de herança não for finalizado em dois anos, um imposto de 1% é aplicado no valor da herança. Ativos pré-CGT Atribuição e aquisição consideradas As contribuições em espécie para o capital social, que consistem em imóveis, são consideradas como alienações de tais imóveis e, portanto, estão sujeitas a taxas de imposto regressivas entre 3% e 1% do valor do imóvel. Propriedade (os custos não podem ser deduzidos), dependendo do valor do imóvel e do período para o qual o imóvel é de propriedade. Requisições gerais de renda O que são as deduções gerais do rendimento permitido na Romênia Para a renda do emprego, uma dedução pessoal é permitida aos residentes de impostos romenos (os cidadãos não-romenos são concedidos tais subsídios somente depois que eles se tornam sujeitos a imposto sobre a renda mundial), dependendo Ao nível da renda bruta mensal dos indivíduos e do número de pessoas dependentes. Além disso, a contribuição dos funcionários para os planos de pensão voluntários qualificados é dedutível para fins de imposto de renda até 400 euros por ano. Métodos de reembolso de impostos Quais são os métodos de reembolso de impostos geralmente utilizados pelos empregadores na Romênia O método do aumento do mês atual é o método normal de reconhecimento dos reembolsos de impostos pagos pelo empregador (ver glossário para explicação de termos). O reembolso do ano atual e os métodos de rolagem de um ano também podem ser aceitáveis ​​em alguns casos. Os arranjos de Loanbonus também podem ser usados ​​como método para reembolsos fiscais pagos pelo empregador. Cálculo de estimativas de pré-pagamento de subsídio Como são as estimativas de pré-pagamento de retenção de impostos aplicadas na Romênia Por exemplo, Pay-As-You-Earn (PAYE), Pay-As-You-Go (PAYG), e assim por diante. Retenção de pagamento por conta (PAYG) A renda de emprego paga pelos empregadores romenos está sujeita a retenções mensais (retenção de direitos de emissão). O rendimento de emprego pago por empregadores não romenos deve ser declarado pelo contribuinte individual mensalmente. Quando são estimados os pré-pagamentos de impostos sobre impostos na Romênia Por exemplo: mensalmente, anualmente, ambos, e assim por diante. Para a renda do emprego, o imposto deve ser retido e pago mensalmente, até o dia 25 de cada mês do mês anterior. Para o rendimento de trabalho por conta própria ou renda de aluguel, os pagamentos em conta devem ser feitos pelo contribuinte individual trimestralmente. Alívio para impostos estrangeiros Existe algum alívio para impostos estrangeiros na Romênia Por exemplo, um sistema de crédito fiscal estrangeiro (FTC), tratados de dupla tributação, e assim por diante Com base nas disposições dos tratados de dupla tributação concluídos pela Romênia com outros países, também Com base na lei romena, se os residentes de impostos romenos estiverem sujeitos ao imposto de renda em um país com o qual a Romênia tenha celebrado um tratado tributário, então, o Estado da Romênia concederá um crédito tributário ou uma isenção de imposto a cada indivíduo. O crédito é concedido ao nível do imposto pago no exterior, mas não pode exceder o imposto devido na Romênia. Note-se que os cidadãos não romenos que cumprem as condições a serem tratadas como residentes de impostos romenos não recebem créditos fiscais por impostos pagos fora da Romênia até o segundo ano de sua residência na Romênia (ou seja, quando se tornam responsáveis ​​pelo imposto romeno em todo o mundo renda). Créditos fiscais gerais Quais são os créditos fiscais gerais que podem ser reivindicados na Romênia. Por favor, enumere abaixo. Cálculo do imposto de amostra Este cálculo 3 assume um contribuinte casado residente na Romênia com dois filhos cuja cessão de três anos começa 1 de janeiro de 2017 e termina em 31 de dezembro de 2017. O salário base dos contribuintes é de USD100.000 e o cálculo abrange três anos. Os custos de alojamento concedidos por um empregador a um empregado durante viagens de negócios ou cessões não são considerados como rendimentos tributáveis ​​ao nível do empregado. O uso de carros da empresa por seus funcionários para fins pessoais deve ser considerado como benefício em espécie e deve ser tratado como renda tributável ao nível dos empregados. No entanto, como não temos informações sobre o número de quilômetros conduzidos para fins pessoais versus número de quilômetros orientados para fins comerciais, assumimos um uso pessoal do carro de 20%. Para determinar o valor do benefício tributável, 1,7% é aplicado ao valor de entrada do carro. O reembolso das despesas de deslocalização pelo empregador para um empregado por razões comerciais e concedido de acordo com a lei, não deve ser tratado como renda tributável ao nível do indivíduo. Os cidadãos não romenos são sujeitos a imposto romeno apenas no seu rendimento de fonte romena durante o seu primeiro ano em que cumprem as condições de residência e, a partir deste segundo ano, podem tornar-se passíveis de imposto de renda romeno sobre a sua renda mundial, desde uma residência fiscal O certificado de um país com o qual a Romênia concluiu um tratado para evitar a dupla tributação não pode ser obtido. Cálculo da obrigação fiscal Notas de pé 1 Certas autoridades fiscais adotar uma abordagem de empregador econômico para interpretar o Artigo 15 do tratado modelo da OCDE que trata do Artigo de Serviços Dependentes. Em resumo, isso significa que, se um empregado é designado para trabalhar para uma entidade no país anfitrião por um período inferior a 183 dias no ano fiscal (ou, um ano civil de um período de 12 meses), o empregado permanece empregado Pelo empregador do país de origem, mas o salário e os custos dos funcionários são recarregados para a entidade anfitriã, a autoridade fiscal do país anfitrião tratará a entidade anfitriã como sendo o empregador econômico e, portanto, o empregador para interpretar o Artigo 15. Neste caso, O alívio do Artigo 15 seria negado e o empregado ficaria sujeito a imposto no país anfitrião. 2 Por exemplo, um funcionário pode estar fisicamente presente no país por até 60 dias antes que as autoridades fiscais apliquem a abordagem do empregador econômico. 3 Cálculo de amostra gerado pela KPMG, a empresa membro romena da KPMG International, com base no Código dos Impostos da Romênia, Lei nº. 5712003 em vigor a partir de 1 de janeiro de 2004. 2017 KPMG Tax SRL, uma empresa de responsabilidade limitada da Romênia e uma empresa membro da rede KPMG de firmas independentes afiliadas à KPMG International Cooperative (KPMG International), uma entidade suiça. Todos os direitos reservados.

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